Você sabia que o plástico reciclado possui diversas aplicações? Pois é!
Seguro, atóxico, inerte, leve, resistente, flexível e extremamente versátil, o plástico ainda apresenta uma excelente relação custo-benefício.
O material se tornou um grande parceiro da produção industrial, especialmente do setor de embalagens alimentícias.
Quando descartado da maneira correta, ele pode dar origem a diversos outros produtos. Você terá conhecimento de alguns deles mais adiante neste artigo.
Descarte correto
Na atual condição do planeta, a reciclagem deixou de ser uma opção e passou a ser uma obrigação. Descartar corretamente nos permite:
- Prevenir impactos ambientais, mantendo o equilíbrio de todos os ecossistemas;
- Consumir conscientemente;
- Incentivar empresas e cooperativas a trabalharem cada vez mais com materiais recicláveis;
- Criar mais oportunidades de emprego, principalmente para famílias de baixa renda;
- Gerar economia nos recursos naturais;
- Trabalhar e estimular a conscientização global;
- Gerar energia solar e fotovoltaica a partir do plástico reciclado, por exemplo.
Quando consumido, descartado e reciclado da forma correta, o plástico só tem a colaborar.
Nós podemos começar a fazer a diferença em casa, separando um recipiente apenas para o descarte do plástico, sem misturá-lo com o lixo.
Além disso, essa tarefa pode se tornar muito divertida para as crianças, além de incentivá-las a descartar materiais corretamente desde cedo.
No trabalho a produção de lixo é enorme: uso diário de copinhos e mexedores de café, de garrafinhas e copinhos de água, embalagens de marmita, entre outros.
Separar as embalagens de marmita dos demais lixos também é fundamental.
Já no mercado, diminua o uso de sacolas plásticas redistribuindo mais itens em uma única sacola.
Você também pode substituí-las por um carrinho de feira, se achar conveniente. Em casa, reutilize as sacolinhas como saquinhos de lixo.
Essas são apenas algumas das alternativas de incentivo ao descarte correto. Quanto mais propagarmos essas práticas, mais pessoas serão conscientizadas.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre responsabilidade compartilhada.
No que o plástico reciclado pode se transformar?
Ok, já conversamos sobre a importância da reciclagem, seus benefícios e de como fazer um descarte correto. Mas afinal, no que o plástico reciclado pode se transformar? Veja só:
Produção de roupas
É possível produzir peças de roupas a partir do reaproveitamento de garrafas PET e embalagens de comida.
Em 2019, a equipe da Superliga Masculina de Vôlei de Maringá foi responsável pela reciclagem de cerca de 8 mil unidades de garrafas PET que seriam descartadas erroneamente no meio ambiente.
O processo foi realizado nos Estados Unidos. Para a confecção de um uniforme completo do Maringá Vôlei com plástico reciclado em sua composição, foram necessárias 20 garrafas PET, e trouxeram muitos benefícios aos jogadores, entre eles, conforto e boa absorção.
Estradas de plástico
Sim! É isso mesmo! Estradas de plástico.
Em países como Índia, Reino Unido, Austrália, Canadá, Holanda e Gana a utilização de plástico reciclado para essa finalidade já é praticamente uma realidade.
Hoje, algumas empresas vêm desenvolvendo tecnologias que permitem que os mais variados tipos de plástico possam integrar o material que reveste as estradas.
A Índia foi citada pelo Fórum Econômico Mundial por sua iniciativa inovadora e por ser uma das precursoras da estrada de plástico.
A técnica foi iniciada em 2001, por Rajagopalan Vasudevan, um professor de química e também pesquisador, porém apenas em 2015 que a ideia se tornou uma política pública do governo federal do país. Atualmente, já são mais de 100 mil km de estradas feitas de plástico em toda a Índia.
Construção Civil
Você sabia que 23,4% do plástico nacional é usado na construção civil?
O plástico é comumente utilizado em fachadas, janelas, sistemas de água, sistemas de esgoto, revestimentos, forros, telhados, entre outros.
Para obras de grande porte, ele substitui dormentes para estradas de ferro.
Suas vantagens para o setor da construção civil são seu custo competitivo, maior resistência mecânica e maior resistência à corrosão.
Indústria Automotiva
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), no país, 11% do uso do plástico é direcionado à indústria automotiva.
O plástico reciclado é usado em motores, para-choques, painéis, maçanetas, carcaça dos faróis, grades de ventilação do motor e espelhos retrovisores, entre outros elementos.
Seu uso permite leveza aos veículos, o que reduz o consumo de combustíveis, garantindo mais eficiência energética.
Produção de Brinquedos
Brinquedos infantis de plástico são seguros, possuem alta durabilidade e podem ser reciclados novamente, gerando outros novos itens, como playgrounds, casinhas, escorregadores, até mesmo motocas.
Fabricação de Móveis
Sua utilização na indústria moveleira chega a 4,4%. Com ele, são produzidos: cadeiras, objetos de design de interiores, prateleiras, gaveteiros, bancos e poltronas de jardim, entre outros.
A fabricação a partir do plástico reciclado confere maior durabilidade, resistência a temperaturas mais elevadas e baixa absorção de umidade.
Confira mais informações e utilidades do plástico reciclado em nosso artigo “A reutilização de plástico é possível?”
Parceria sustentável de sucesso
A Prafesta Embalagens se preocupa em realizar práticas sustentáveis a fim de beneficiar o meio ambiente e preparar um mundo melhor para nossas futuras gerações.
Somos parceiros da Plastivida, empresa que fomenta ações que educam para um consumo consciente e para que haja responsabilidade compartilhada diante da utilização do plástico reciclado.
E da Copinho Legal, iniciativa do Instituto SustenPlást, que visa promover a coleta adequada de copos plásticos para o seu descarte correto.
Saiba mais sobre os produtos da Prafesta, referência no mercado de embalagens plásticas!