A resposta para essa pergunta é sim, principalmente hoje, pois temos diversos recursos que podem facilitar ainda mais a reciclagem e a reutilização de plástico de forma inteligente na sociedade em que vivemos, já que esse é um tipo de material utilizado com alta frequência em todo o mundo.
Com certeza você deve ter em casa uma garrafa pet (de refrigerante, suco, água etc.). Ela pode ser reciclada e utilizada em diversas aplicações, como bebidas, alimentos, vasos para plantas, tênis e muitas outras. Veja algumas possibilidades a seguir:
É possível navegar em plástico reciclado
Como dissemos, é possível fazer a reutilização de plástico de diversas maneiras. Em 2015 foi criado o projeto Flipflopi, por Bem Morison, na África Ocidental com o objetivo de utilizar o plástico usado como matéria-prima para a construção de veleiros. A ideia surgiu após o fundador se espantar com a quantidade de chinelos (Flipflopi em inglês) e outros itens deixados nas praias.
Foi então que em 2019, o projeto apresentou ao mundo o primeiro veleiro produzido com plásticos recolhidos nas praias do Quênia. A embarcação ganhou o nome de “The Flipflopi”.
Leia também: Responsabilidade compartilhada: você sabe o que é?
A reutilização de plástico pode ser uma nova oportunidade para alguns
É incrível como a reutilização de plástico pode ser benéfica para a população quando se há consciência do descarte correto.
Em abril de 2018 foi criado o projeto Million Waves, nos Estados Unidos. Chris Moriarity e Laura Moriarity recolhem das praias e oceanos resíduos plásticos que podem ser reciclados para fazer próteses com o objetivo de oferecê-las a comunidades carentes que não possuem condições de pagar por uma prótese.
Para se ter uma noção, são necessárias ao menos 15 garrafas plásticas de água para imprimir um projeto 3D de uma mão ou de uma perna. É uma ação que não só ajuda o meio ambiente, mas também a recuperação de pessoas que, por algum motivo, perderam um membro inferior ou superior.
O plástico como fonte de energia
Já passou pela sua cabeça que a reutilização de plástico pode ser uma fonte de energia para o funcionamento de automóveis? Pesquisadores que fazem parte da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia que possibilita a produção de gasolina e diesel a partir de resíduos de polipropileno, material utilizado justamente na fabricação de plástico.
A conversão para esses dois tipos de combustível leva apenas algumas horas e são utilizados itens como embalagens plásticas e brinquedos.
A reutilização de plástico e a produção de roupa
Já deu para perceber que a reutilização de plástico vai muito além do que podemos imaginar. Outra forma de ter esse reaproveitamento é com a produção de roupas a partir de embalagens em PET, como garrafas e embalagens para comida.
Uma das aplicações é para a fabricação de roupas esportivas. Um bom exemplo foi dado pela seleção de vôlei de Maringá: o uniforme de todos os jogadores foi feito a partir de garrafas pet. Todo o material é processado nos Estados Unidos e chega ao Brasil para que a confecção das peças seja feita, gerando assim uma vestimenta que leva conforto aos jogadores.
Foto: João Paulo Santos- Resenha Comunicação
Utilize e descarte com consciência
Para que todas essas ações que citamos acima aconteçam, é necessário contar com o uso e descarte consciente de plástico, uma vez que ela está presente em nossa vida praticamente todos os dias, desde a embalagem de alimento até a caneta que é usada para assinar um documento.
Ajude nesse processo e busque formas de reciclar ou reutilizar o plástico, pode ser de uma forma comum dentro de casa ou levando até um galpão de reciclagem que dará o destino correto para o material.
Conheça nossas parcerias
Aqui na Prafesta nossas embalagens são desenvolvidas com matéria-prima reciclável e se forem descartadas da maneira correta podem passar por todo processo de reciclagem.
Além disso, uma das nossas parcerias sustentáveis é com a Plastivida, uma empresa que desenvolve ações focadas em educar sobre o consumo consciente e responsabilidade compartilhada com relação ao uso do plástico.
Somos parceiros também do Copinho Legal, uma iniciativa do Instituto SustenPlást, que promove a coleta de copos plásticos e o descarte correto deste material, visando a evolução da nossa qualidade de vida e nossa consciência socioambiental.