Você já pensou em vender nas redes sociais? Uma das formas de conquistar novos clientes e ofertar seu produto é no meio digital. Muitas empresas já investem em suas redes e trazem conteúdos interessantes para o seu público.
Isso porque segundo uma pesquisa da mCommerce no Brasil 2019, realizada pela pela PayPal em parceria com o Ipsos, 43% dos consumidores brasileiros usam as redes sociais para fazer compras. Muito provavelmente o seu cliente está nesse meio. Quer saber como começar?
1 – Entenda o seu cliente
Antes de começar a tentar vender nas redes sociais é importante conhecer o seu cliente. Que tipo de conteúdo ele acessa? Quais produtos ele consome?
Dessa forma, é possível desenvolver conteúdos interessantes para essas pessoas. Até porque não é apenas vender: é preciso compartilhar assuntos relevantes para quem acompanha as suas páginas, como novidades, promoções, dia a dia da loja, dicas etc. Use os stories, IGTV e Reels do Instagram ao seu favor para conteúdos mais interativos, por exemplo.
É essencial também manter uma resposta rápida. Até porque os consumidores digitais estão sempre conectados e pedem um posicionamento ágil, resolvendo os problemas.
Principalmente em época de pandemia, quando as empresas estão se reinventando e inovando, é importante se destacar com um atendimento personalizado.
2 – Crie uma Fanpage no Facebook para vender nas redes sociais
O próximo passo para quem quer vender nas redes sociais envolve criar uma Fanpage no Facebook. Essa é uma das redes mais acessadas no mundo e um local perfeito para começar a investir (sem precisar gastar nada).
Essa página pode ser alimentada com conteúdos relevantes e os seus produtos. Além disso, com o Facebook Ads (os famosos anúncios pagos) é possível patrocinar as suas postagens para que elas cheguem a mais pessoas, de acordo com o seu público-alvo.
Ainda é possível integrar o seu e-commerce com a Fanpage.
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3 – Aposte no Instagram
Uma das plataformas mais utilizadas para quem deseja vender mais é o Instagram. Acessado por milhares de pessoas, permite que você integre o seu catálogo de produtos do Facebook na plataforma, como uma verdadeira loja virtual.
Dessa forma, basta que o cliente clique na sua postagem para conseguir ver o valor e, em poucos cliques, realizar a compra. E não se esqueça: é importante deixar o seu perfil o mais detalhado possível, para que o público encontre as informações que deseja facilmente. Além disso, aposte em fotos bem produzidas!
4 – Youtube também é uma importante rede
Muitas empresas esquecem, mas o Youtube também é um importante local para quem busca vender nas redes sociais e trabalhar a autoridade do PDV. É possível fazer vídeos com dicas, passo a passo, checklist ou até com demonstração de produtos.
Com o Youtube Ads, uma ferramenta que faz parte do Google Ads, é possível criar diferentes tipos de anúncio para vídeos que o seu público assiste e depois segmentar para que eles apareçam para essas pessoas. É uma forma de publicidade paga no Youtube e, para isso, basta ter uma conta no Google, um canal no Youtube e se cadastrar no Google Ads.
5 – Use o WhatsApp Business
Para quem deseja vender nas redes sociais, o WhatsApp Business é uma ótima opção. Ele permite interagir com os clientes, preparar mensagens padrão, como uma saudação ou um aviso, que pode ser enviado automaticamente, utilizar tags ou etiquetas para categorizar os clientes e localizá-los com facilidade.
É possível, por exemplo, colocar uma etiqueta nos novos clientes ou clientes com pagamentos em aberto. Assim pode identificá-los e organizar de forma fácil as mensagens.
Além disso, é possível colocar um catálogo com seus produtos e manter um relacionamento ativo enviando promoções, novidades etc.
O importante é continuar se aprimorando sempre, analisando a concorrência e levando soluções de qualidade para os clientes. Ao usar as redes sociais para vender, lembre-se de sempre surpreender o seu público, com conteúdos de qualidade. Aproveite para testar: use enquetes, quiz e posts animados para deixar as pessoas mais conectadas e interessadas.