A exposição de produtos em um ponto de venda pode ser um grande diferencial para a loja e uma ferramenta importante na atração dos clientes, além de criar um bom relacionamento com eles.
Mesmo que o ambiente seja pequeno, é essencial trabalhar bem os espaços disponíveis, explorando as gôndolas, prateleiras e vitrines corretamente.
Separamos algumas dicas para ajudá-lo a organizar o PDV e manter os produtos em destaque para encantar o consumidor. Confira abaixo:
Comece entendendo o seu público
Em uma exposição de produtos na loja, primeiro é preciso entender o seu público: quais os hábitos de compra das pessoas que visitam o ponto de venda? Elas costumam levar muitos itens? Chegam buscando algo específico ou observam tudo o que está disponível antes de escolher? Gostam de novidades?
Essas são apenas algumas perguntas que ajudam a desvendar o perfil do comprador e começar a traçar estratégias com foco em surpreendê-lo.
Varie os itens em evidência na exposição de produto
Agora que você já analisou o seu público, é hora de pensar em como aproveitar os espaços para vender de uma forma criativa. Em um PDV menor, um corredor é pertinho do outro, por isso toda atenção para esse quesito é pouca!
Em uma gôndola destinada a embalagens plásticas, por exemplo, sabe-se que há diversos modelos e tamanhos de potes, copos, talheres, pratos e muitos outros itens. Como organizar tudo isso?
Bom, o primeiro passo é realmente deixar visível aos olhos do seu cliente o que você sabe que ele costuma buscar com frequência (os que possuem maior giro na loja). Ou seja, nada de prateleiras altas e caixas escondidas no estoque nesse caso.
As novidades também merecem uma exposição de produtos especial, para atrair o consumidor, que costuma adorar algo diferente. Esses itens, por exemplo, podem ganhar destaque na sua vitrine ou em um espaço disponível em que os clientes passem com frequência, como próximo ao caixa.
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Já pensou em deixar o ambiente bem iluminado?
Ao tirar uma foto de um produto, a iluminação é uma peça-chave para que ele se torne visivelmente atrativo, com todos os benefícios que possui. Mas no PDV isso não é diferente, a forma como as luzes estão dispostas na loja pode dar mais ou menos destaque a um determinado item ou gôndola, principalmente em um lugar menor.
Lembre-se das datas sazonais
Outro ponto interessante para atrair mais consumidores é explorar as datas sazonais, dependendo do segmento da sua loja. No nosso exemplo das embalagens plásticas, pensando especificamente em potes, eles podem ser ainda mais procurados em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Junina, entre outros.
Aproveitar o gatilho dessas datas e até decorar o PDV com algo temático para chamar atenção pode render boas vendas. No caso de promoções neste período ou em datas como a Black Friday, gôndolas móveis são uma sugestão para ofertar os itens.
Organização e a exposição de produtos
Já falamos um pouco sobre esse assunto nos tópicos acima, mas é importante salientar: quando falamos em exposição de produtos, a organização é primordial. Inclua placas de sinalização com todas as informações necessárias para que as pessoas encontrem o que procuram com facilidade, sem percorrerem toda a loja em busca de um item.
Além disso, prateleiras bagunçadas poluem o visual de uma gôndola, assim como atrapalham o consumidor no momento da compra. Invista em uma organização, seja por tamanho, linha de produto, cor ou marca, que fique agradável e funcional.