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Checklist do merchandising no ponto de venda

merchandising no ponto de venda
19 jan 2021 | Categoria: | Autor: Prafesta

O merchandising no ponto de venda é uma importante estratégia de marketing para quem deseja vender mais e oferecer produtos de qualidade para atender as mais diferentes necessidades.

Com algumas práticas, é possível destacar os produtos que deseja nas gôndolas de forma sutil para levar o cliente a decidir a compra, como uma espécie de gatilho. Dessa forma, a pessoa se sente “atraída” a adquirir aquele determinado item.

Com isso, os produtos têm giro no ponto de venda, com alta rotatividade, evitando um estoque parado e vendas perdidas. Além de atrair novos clientes para o PDV, bem como fidelizar o público.

Separamos algumas técnicas interessantes de merchandising no ponto de venda que podem fazer a diferença no fechamento do mês da sua loja. Confira:

O visual é muito importante para o merchandising no ponto de venda

Uma das estratégias de merchandising no ponto de venda é brincar com o visual: destacar o produto que deseja ofertar ao cliente. Portanto, em uma gôndola, a dica é organizar por cor e modelo, além de colocar no ponto de visão do cliente o item que quer priorizar (de maior valor agregado).  

Leve em consideração as áreas quentes e frias da loja, ou seja, onde há mais ou menos fluxo de consumidores ao distribuir os produtos. Isso serve para organizações tanto na vertical quanto horizontal – do menor para o maior peso e tamanho. Uma pequena troca na disposição de determinados itens pode fazer uma grande diferença.

E lembre-se: mantenha sempre as gôndolas abastecidas e organizadas. Isso evita perder vendas e até clientes.

Merchandising no ponto de venda: A organização faz a diferença

É imprescindível também que o cliente encontre o que busca com facilidade, sem que precise ficar procurando por muito tempo ou se esforçando para pegar um item no alto. Vale utilizar até placas chamativas para a identificação dos produtos, sem esquecer de etiquetá-los com o valor correto para proporcionar ainda mais praticidade.

Em relação ao ponto de gôndola, é variável, dependendo da disposição: bandeja, cesto ou gancho.

Outra dica é: produtos de menor valor agregado, que costumam ser adquiridos até por impulso, podem ser colocados próximo ao caixa.

Use os estímulos sensoriais

Como citamos acima, um dos pontos principais é dispor os produtos em locais que o cliente alcance sem dificuldade, além de manter os itens de maior valor na altura dos seus olhos.

Mas os outros sentidos também podem ser aguçados para transportar o seu cliente em uma jornada até a escolha da mercadoria ideal. A música no ambiente do PDV pode ser uma aposta interessante, para deixar a pessoa confortável e até descontraída ao longo da compra.

Outra opção é oferecer demonstrações na loja: muitos clientes gostam de ver como determinado item funciona ou suas diversas aplicações.

Leia também: 6 formas de fazer o seu PDV vender nas redes sociais

Utilize o cross marketing ao seu favor

Outra possibilidade muito interessante para quem deseja trabalhar o merchandising no ponto de venda é o cross marketing. Isso significa combinar produtos diferentes, mas que se complementam para instigar o cliente a levar mais de um item para casa.

Muitas vezes, ele não percebeu que precisava desse determinado produto e acaba levando também.

Aposte nas datas sazonais e eventos importantes

Uma das ativações mais interessantes no PDV é usar as datas sazonais ou temas do momento a seu favor. É possível desenvolver uma ação, como uma promoção de produtos agregados, além de dispor na própria gôndola os itens mais procurados em determinada época do ano.

Assim, sua loja ganha um visual atrativo sempre, mas também fica pronta para o aumento da procura em períodos como Dia das Mães e Natal.  

Para conhecer bem as datas mais vantajosas para investir no merchandising no ponto de venda, é importante conhecer o seu público. Faça uma pesquisa para entender seus hábitos de consumo, assim é possível oferecer o item ideal, além de promoções que se encaixam nas suas expectativas.

Com os produtos Prafesta, é possível estar pronto para qualquer período do ano, atender os mais variados segmentos e manter um mix completo no PDV. Além de ter sempre à disposição itens de qualidade, que atendam as expectativas dos clientes e surpreendem. Assim fica muito mais fácil fazer merchandising no ponto de venda!

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