Seus concorrentes estão vendendo mais que você e as redes sociais deles estão bombando? Então, talvez seja o momento de você começar a investir na produção de conteúdo para internet. É no mundo digital que as pessoas pesquisam antes de sair de casa para realizar uma compra e se você não estiver por lá, com certeza haverá outro ponto de venda que ocupará o seu espaço.
Para ter sucesso nas vendas e reconhecimento no mercado é imprescindível ter uma boa imagem. Com esse objetivo você precisa trabalhar a visão do público sobre o seu ponto de venda, então um fator importante nesse processo é o marketing nas redes sociais da sua loja.
Mas como fazer isso? Calma, vamos te mostrar como realizar o marketing nas redes sociais de acordo com as principais tendências para 2022. Então, pegue um papel e uma caneta para já começar a anotar suas ideias.
A tendência do marketing nas redes sociais
No ano passado os vídeos tiveram um alto crescimento nas redes sociais e para esse ano a previsão é que eles apareçam ainda mais nos conteúdos de empresas e usuários do meio digital.
Por serem conteúdos que trabalham os sentidos da visão e audição acabam prendendo mais a atenção do público, além de terem um alto poder de entretenimento, pois normalmente são dinâmicos e divertidos.
Com esses fatores, a rede social TikTok consegue ter bastante visibilidade e retenção da audiência, por apresentar vídeos curtos e dinâmicos, caiu nas graças das pessoas e viralizam no app muitas trends e “dancinhas”.
Não só isso, as marcas e empresas conseguiram descobrir no TikTok uma ótima forma de divulgação de seus produtos e serviços, e conseguem por lá atrair novos clientes, além de melhorar sua imagem através do relacionamento com o público.
Com todo o sucesso do aplicativo, outras plataformas quiseram ter essa funcionalidade, de oferecer vídeos curtos para seus usuários também, então o Instagram lançou o Reels.
De acordo com Gian Martinez, CEO e cofundador da Winnin, martech que faz mapeamento da cultura de redes, o fato das plataformas estarem adotando o formato de conteúdos com vídeos curtos é a competição por atenção e tempo de tela das pessoas. Além da busca por atender uma demanda e tendência de conteúdos mais dinâmicos, de rápido consumo e facilidade de acesso via mobile.
Então, já sabemos o que o público mais quer: consumir vídeos. Por isso, é interessante oferecê-los no TikTok, Instagram, Facebook, entre outras redes. Assim você conseguirá trabalhar o marketing nas redes sociais da sua loja com o que está atraindo as pessoas.
Como atrair o público com vídeos?
Essa é a parte que entra a sua criatividade e conhecimento do seu negócio. Para fazer o marketing nas redes sociais da sua loja você precisará pensar nos temas que quer abordar e produtos ou atendimento que precisa oferecer.
Então, o primeiro passo é o planejamento de temas, que sejam relevantes para o público, ou seja, precisam agregar de alguma forma no conhecimento ou oferecem algum tipo de benefício.
Exemplo: nós da Prafesta desenvolvemos embalagens plásticas, precisamos apresentar nosso produto mostrando o diferencial que ele traz e assim convencer a pessoa do porquê ele é melhor e trará mais benefícios do que o da concorrência.
Depois de encontrar o seu tema e diferencial, faça um roteiro do que deseja falar e assim produza o vídeo de forma que chame a atenção das pessoas.
Dicas:
- Utilize a linguagem do seu público-alvo, pois assim conseguirá mais proximidade com seus futuros clientes;
- Produza os vídeos de uma forma dinâmica;
- Fique atento ao retorno do público (como eles reagem ao seu conteúdo), pois assim conseguirá perceber o que atrai mais eles ao seu negócio.
Marketing pelo Whatsapp
Outra forma interessante de trabalhar o marketing da sua loja é através do Whatsapp. A maioria das pessoas acessa o app diariamente, então se você encaminhar uma mensagem por lá, a probabilidade dos seus clientes verem é grande.
Na mensagem você pode encaminhar novidades, promoções e até mesmo oferecer produtos. No aplicativo ainda temos o bônus da possibilidade da efetivação de uma venda. Isso porque, com a nova opção de pagamento pelo whatsapp, caso a pessoa queira adquirir o produto, você pode fazer a venda na hora.
Leia mais: 6 formas de fazer o seu PDV vender nas redes sociais
Pinterest e Youtube
Para incrementar nas suas estratégias para as redes sociais não poderiam faltar conteúdos para o Pinterest e Youtube.
No Pinterest as fotos são muito conhecidas como meio de divulgação. Mas os vídeos também podem ser propagados no app. Então, aposte nas duas modalidades para promover seus produtos ou serviços.
No Youtube a tendência para esse ano são as lives shopping. Por isso, caso tenha um e-commerce invista para obter mais vendas.
Agora que você viu como trabalhar no marketing nas redes sociais da loja é hora de colocar em prática a produção de conteúdo para o sucesso do seu negócio.