Gôndolas vazias podem passar uma imagem ruim para o cliente. Em especial de que está faltando produtos na sua loja. Então, antes de causar essa impressão equivocada, fique atento.
É preciso ter um controle de vendas e de estoque bem definidos para evitar as gôndolas vazias. E ao longo desse texto te daremos algumas dicas para ajudar nos seus negócios:
Percepções visuais inconscientes
As percepções inconscientes ficam registradas no cérebro a partir de experiências anteriores. Assim, quando a gente ouve uma buzina no meio da rua já sabemos que está vindo um carro.
O mesmo acontece quando o cliente se depara com as gôndolas vazias numa loja. Cada pessoa tem seu repertório de vivências, é verdade. Mas há as experiências coletivas e que chamamos de senso comum.
Para nós, no ponto de venda as percepções podem ser:
– Gôndolas Vazias: Falta de organização e de produtos; crise financeira;
-Gôndolas Cheias: Sortimento de produtos; prosperidade; novidades.
Dessa forma, evite o problema antecipadamente: Faça compras programadas e controle atentamente o estoque.
Principais datas comemorativas
Fique atento às datas de maior demanda dos produtos que comercializa. E isso pode variar conforme a linha de produtos e a data comemorativa em questão:
São eles:
– Festas de confraternização
– Carnaval
– Páscoa
– Dia das Mães
– Festa Junina
– Dia dos Namorados
– Dia dos Pais
– Dia das Crianças
– Férias
Porém, não deixe para preparar seu PDV em cima da hora porque os seus clientes também irão procurar com antecedência programada. Por exemplo: Serviços de Buffet vão promover festas de final de ano nas empresas e precisam de embalagens diversas para atender os convidados.
No ponto de venda, você começa a exibir as novidades e os produtos pensando nesse público em setembro. E vai acompanhando o interesse e a demanda. Assim, você pode observar quais itens podem atender melhor seus clientes. Sem deixar suas gôndolas vazias.
Leia mais: Embalagens plásticas da Prafesta: Por que é preciso ter no seu PDV?
Compras programadas
Esse ponto das compras programadas é muito importante. O objetivo é evitar que a sua loja fique sem produtos para oferecer. Ou que fique com poucos insumos e leve a uma perda de vendas.
Com as compras programadas, você tem uma melhor gestão de estoque e controle financeiro. Pois já tem uma ideia dos produtos que irão vender mais ao longo do ano, quando algumas novidades chegam e como pleitear facilidades de pagamento ou desconto. Com as compras programadas as gôndolas vazias será coisa do passado.
Caso o seu estabelecimento seja novo, ou que você não tenha um histórico de compras ou como avaliar quais produtos terão maior ou menor saída ao longo do calendário, procure fazer ações de aproximação e fidelização do cliente.
Vitrine e a reorganização visual
Embalagens para festas e as novidades do setor devem estar na altura dos olhos dos compradores, chamando a atenção.
Caso a sua loja tenha espaço para vitrine, use e abuse! Dê ideias de como os produtos oferecidos na loja podem ser usados para gerar alegria e receita para os seus clientes. Se fizer uma vitrine de Natal, como seria a mesa da ceia com os ingredientes e materiais que têm na loja? Deixe a imaginação rolar solta! Com muitas cores para chamar a atenção mesmo.
Nem todos os lojistas se atentaram a esse canal de vendas que é uma boa vitrine. E esse pode ser um diferencial importante para atrair clientes, fidelizar compradores e criar vínculos para que suas gôndolas vazias sejam rapidamente supridas. Gerando prosperidade para si e sua comunidade.