5 cuidados essenciais para produção e entrega de marmita

By 25 de junho de 2020Embalagens
entrega de marmita

Uma das dúvidas que surgem durante a adaptação neste momento de cuidado é como fazer a produção e entrega de marmita da forma correta. Até mesmo as empresas que já estavam acostumadas com esse modelo de entregas apresentam alguns questionamentos, importantes para garantir a segurança e qualidade do alimento.

Por isso, separamos 5 cuidados que a sua empresa pode aplicar desde o processo de fabricação até o produto final, que será entregue ao cliente.

 

1-    Higiene em primeiro lugar

Como os alimentos são escolhidos com antecedência, geralmente em um cardápio pré-estabelecido ou de acordo com a solicitação do cliente pelas redes sociais, aplicativos ou e-commerce, é preciso prestar muita atenção.

Lavar frutas e legumes de forma adequada e garantir que todos os funcionários envolvidos na produção estejam devidamente equipados com luvas, toucas e até máscaras, é essencial.

A entrega de marmita também deve levar em consideração todos os procedimentos corretos de higiene, inclusive da empresa que fará a entrega do produto para consumidor final.

 

 

2-    Armazenamento correto é essencial

Os clientes costumam pedir marmitas para congelar e consumir durante a semana. Portanto, desde a produção o armazenamento correto é essencial.

Isso porque alguns alimentos podem não resistir ao frio ou calor e inclusive perder os seus nutrientes e sabor. Conhecer o que pode ou não ser congelado evita problemas de desperdício da comida.

Contar com um congelador também faz a diferença nesse processo. Essa rápida exposição a baixas temperaturas é capaz de diminuir os riscos de contaminação ou até deterioração do produto e garante a entrega de marmita com a qualidade esperada.

Mais uma dica: como os alimentos podem amaciar durante o congelamento, cozinhe-os por menos tempo e resfrie a comida assim que estiver pronta. Ainda nesse assunto, existem normas que apontam mais detalhes do armazenamento, como a portaria CVS 5 da Vigilância Sanitária e a RCD 216, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

3-    Contar com uma embalagem adequada faz toda a diferença na entrega de marmita

Para que a entrega de marmita seja perfeita, outro ponto é a embalagem utilizada. É importante contar com uma opção que vá ao freezer e micro-ondas, ofereça segurança no armazenamento (para que não entre ar na embalagem, o que prejudica o alimento) não transfira cheiro ou cor para a comida e não abra durante o transporte, como as oferecidas pela Prafesta.

A Prafesta possui uma gama de embalagens plásticas de diferentes tamanhos e formatos, pensados justamente para facilitar a rotina da sua empresa e do seu cliente. Desta forma, você também evita desperdícios da comida e entrega um visual atrativo.

A montagem do alimento na embalagem também deve ser feita corretamente, para evitar que ele desmonte no caminho.

Leia também: Embalagem para marmita congelada: Como escolher a melhor?

 

4-    Informe os detalhes necessários ao cliente

A embalagem deve conter um rótulo com informações importantes para o cliente, como a forma certa de armazenamento e descongelamento, quando o alimento foi feito e sua validade.

Colocar os ingredientes utilizados na produção da marmita também é importante, para garantir que o cliente esteja ciente do que está consumindo, pois apresentar os itens nutricionais é obrigatório.

 

 

5-    O transporte da marmita precisa de atenção

A etapa final, a entrega de marmita, também precisa oferecer alguns cuidados. Se ela for feita em uma escala um pouco maior, normalmente é utilizado um pequeno caminhão que deve ser refrigerado adequadamente, para garantir a temperatura adequada do produto.

Caso os motoboys sejam os encarregados, além dos cuidados com a higiene já citados, também é importante assegurar que o alimento não fique exposto ao sol e outros fatores que podem deteriorar a qualidade da comida e até estragá-la.

Uma opção é utilizar uma caixa com condicionamento térmico, para garantir a segurança no armazenamento e na entrega.

Esperamos que essas dicas possam fazer a diferença no dia a dia do seu negócio! Para conferir mais conteúdos como esse e conhecer mais sobre os produtos da Prafesta, clique no botão abaixo.

 

Adm_prafesta

Author Adm_prafesta

More posts by Adm_prafesta