O cross merchandising é uma prática muito popular e pode ajudar a aumentar seus lucros no seu ponto de vendas, seja ele de pequeno, médio e grande porte. Por isso, siga conosco no artigo e aprimore suas técnicas de venda!
Com o intuito de aplicar a estratégia primeiro temos que saber o significado do termo “cross merchandising”. Cross significa cruzado e merchandising é relacionado à publicidade de produtos e serviços.
Por isso, os dois termos juntos significam a publicidade ou venda de dois produtos.
Ainda está confuso? Vamos te explicar melhor.
O que é cross merchandising?
Como vimos, o cross merchandising é a venda de dois produtos juntos. Na prática, o que deve ser feito é colocar dois produtos diferentes lado a lado em um ponto de venda para que eles sejam vendidos em uma mesma compra.
Exemplo: Se a pessoa está organizando um churrasco em casa ela vai até um supermercado em busca de carnes ou espetos, neste caso seria uma boa estratégia colocar o Kit Churrasco próximo ao carvão, espetos etc.
O mesmo vale se no seu ponto de venda tem um setor destinado a itens para confeitaria, potes como quadrado e redondo (e outras opções de embalagens plásticas que temos na Prafesta), são uma opção para quem realiza a venda de bolos e doces.
Estratégias para realizar o cross merchandising
- Crie “famílias” para os produtos que vende
Para que a estratégia do cross merchandising funcione, você precisa despertar no cliente a relação que os produtos fazem um com o outro.
Isso porque precisa fazer sentido ele levar as duas coisas e não só uma. Exemplo: o cliente vai até a sua loja para comprar velas para bolo ou pratos para uma festa, neste caso expor nossos talheres de sobremesa é uma ótima opção, pois fará com que o cliente se lembre do item e o leve na compra.
- Faça com que o cliente tenha uma boa experiência
Quando for escolher os produtos que deseja mostrar um do lado do outro tenha bastante atenção.
Ainda utilizando o exemplo anterior, ao realizar uma boa organização para uma associação que induze a compra de mais itens, você facilita a experiência do consumidor, pois está “ofertando” produtos que se “casam” no mesmo espaço. Isso gera ao cliente mais agilidade na hora de realizar a compra, já que não há necessidade de que ele fique à procura ao longo dos corredores. O que ele precisa estará ali, bem à frente.
Leia também: 6 formas de fazer o seu PDV vender nas redes sociais
- Acompanhe os resultados das ações
Outro passo importante é acompanhar os resultados das suas combinações. Para isso, analise se os produtos que você está fazendo cross merchandising estão realmente vendendo.
Se sim, continue com a estratégia, se não, teste outras combinações de produtos. Só com testes e avaliações será possível melhorar suas táticas.
Comece o cross merchandising em sua loja
Agora que você já conhece o processo e como impulsionar as suas vendas com o cross merchandising, comece a aplicar ele em sua loja.
Faça planejamentos, estudos do público, análises e testes. Quando começar com essas ações logo irá perceber os resultados positivos no ponto de venda!