Imagine essa situação: o cliente se dirige ao seu ponto de venda em busca de uma embalagem, mas ela acabou há algumas semanas e ainda não foi reposta. Isso pode causar uma situação delicada, afinal, perder vendas não é nada interessante. Mas como realizar o controle de estoque de forma adequada e evitar momentos como este?
Nós separamos algumas dicas que podem ajudar, inclusive em espaços pequenos, a manter o estoque em dia, gerenciando a entrada e saída dos produtos para que você siga oferecendo sempre o melhor na sua loja. Mas antes vamos falar sobre a importância desse assunto!
Será que preciso fazer um controle de estoque?
Pontos de venda de pequeno, médio e grande porte precisam fazer o controle de estoque. Esse processo ajuda a analisar os itens que estão em caixa (em excesso ou falta), evitando prejuízos, além de possibilitar um planejamento até a longo prazo para estar um passo à frente, sem gôndolas vazias.
Essa avaliação também contribui para que você entenda mais sobre os clientes, o que tem mais ou menos saída, o tempo de reposição necessário para cada item, possibilidade de negociação com fornecedores, entre tantas outras vantagens.
Agora vamos às dicas que separamos?
Planejamento é a chave
Quando falamos em controle de estoque, o planejamento é uma peça-chave. Faça esse processo com frequência, pelo menos uma vez por semana (defina o período que funciona melhor para o seu negócio).
Assim você consegue verificar o que tem ou não na loja, fazer os pedidos para o representante parceiro ou definir algumas estratégias para realizar mudanças na disposição dos itens na gôndola. Isso facilita o giro dos produtos.
Outro ponto é sempre ter uma atenção especial em datas comemorativas: pensando em embalagens, alguns formatos e tamanhos costumam ser mais procurados em determinadas épocas, como Festa Junina, Dia das Mães e dos Pais. Estar preparado para atender essa demanda maior com antecedência é essencial, e essa avaliação do estoque permite um planejamento a longo prazo.
Crie um inventário para realizar o controle de estoque
Já vimos que realizar o controle de estoque, seguindo um planejamento assertivo, é essencial. Agora vale lembrar a importância de deixar tudo documentado em um inventário para não correr riscos de confusão.
Nesse caso, encontre o que funciona melhor na sua loja, desde usar aplicativos, planilhas no computador ou o bom e velho papel (esse não é o mais recomendado, afinal, o inventário pode se perder ou até rasgar, por exemplo). Mas claro, lembrando de sempre manter o material atualizado, seguindo uma boa forma de organização: anote o produto, a marca, a quantidade em estoque e a data dessa análise.
Leia também: Gôndolas vazias? Saiba como não perder vendas
A estratégia é essencial
Com todo o conhecimento que o controle de estoque fornece, você pode avaliar estrategicamente os itens da sua loja e fazer alguns pequenos investimentos. Pense em melhorias, como trazer novos produtos, não só os lançamentos, mas também o que está sendo pedido pelos clientes, afinal eles são o melhor termômetro de vendas!
Por último, dê uma atenção especial para o armazenamento, mesmo que não haja muito espaço para guardar as caixas com os produtos, muitos acabam amassando se empilhados de maneira incorreta ou estragam com a umidade, por exemplo.
Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse! Aproveite e complete o seu mix de produtos com a Prafesta no botão abaixo: