A formação de preço de venda de alimentos ou de qualquer outro produto é primordial para um negócio. Mas quem está começando pode encontrar dificuldades nessa etapa tão importante. Há também muitos empreendedores que estão no mercado há algum tempo, mas não conseguem fechar o caixa por dificuldades com a precificação.
Por isso, separamos 4 dicas que vão te ajudar a entender mais sobre o alimento e a forma correta de avaliar o seu preço.
1 – Leve em consideração diversos fatores
Antes de começar a formação de preço de venda, é importante conhecer o que você está vendendo e analisar diversos fatores. Se possível faça as seguintes perguntas, pensando em cada produto individualmente ou por porção.
- Quantas são as horas trabalhadas e qual o custo por hora?
- Qual a sua renda e margem de lucro desejadas?
- Quanto cada ingrediente custa? Qual a quantidade unitária/em medidas necessárias?
- Qual o custo da embalagem e de outros fatores, como eletricidade, gás e água?
- Quantas porções a receita rende? Qual o valor total de gastos para que ela seja produzida?
Esses são apenas alguns pontos importantes para se atentar nesse momento. Tenha tudo esquematizado em uma planilha, como esta aqui.
2 – Faça revisões frequentes na formação de preço de venda
Não se esqueça de anotar se houver alguma mudança, como aumento do valor dos ingredientes. Dessa forma, é necessário repensar a formação de preço de venda para adequar os gastos ao lucro. Analise também a concorrência, os objetivos de lucro e a demanda do mercado. Assim é possível ter mais certeza sobre o valor cobrado aos clientes. Fique atento também a outras variáveis, como possíveis impostos e taxas em cada etapa da produção à venda.
3 – Planejamento é a alma do negócio
Essa dica não serve apenas para a formação de preço de venda, mas para tudo no mundo dos negócios. É importante planejar tudo com antecedência e ser transparente com os clientes.
Por exemplo, em um momento de inflação, é natural que os preços de diversos produtos subam. E segurar as pontas sem aumentar o seu valor pode ser difícil. Com um planejamento financeiro bem estruturado, é possível se adequar a situações como essa e inclusive alertar os clientes sobre o aumento temporário.
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4 – Você sabe o que é markup?
Outra forma de formação de preço de venda é por meio do markup. Esse índice é como um preço fixo ou multiplicador, utilizado para aplicar sobre o preço de custo do produto. Assim, é possível obter o valor final do produto para ser comercializado.
Ele estabelece uma margem fixa que é acrescida ao preço unitário de cada produto e cobre custos extras. É necessário identificar o percentual de despesas variáveis e fixas atribuídas a cada unidade do produto, depois definir qual é o percentual de lucro desejado em cada unidade. Em seguida, soma-se esses valores e divide-se pelo preço unitário.
Em um exemplo prático:
O valor unitário do seu produto custa R$20,00 para ser feito. Os percentuais de despesas variáveis e fixas são de 3% cada e o lucro desejado é de 10%. Para chegar à porcentagem das despesas você deve somá-las e dividir pelo total de vendas (pode ser do mês anterior) e multiplicar por 100, o resultado será a porcentagem.
D.V = 3%, D.F = 3%, L.D = 10%
É necessário, agora, seguir a fórmula abaixo:
Markup = 100/100-(DF+DV+ML)
Markup = 100/100-(16)
Markup = 100/84
Markup = 1,19
Agora, para descobrirmos o valor ideal para cobrar por unidade, faremos a seguinte conta:
Preço de Venda = CP x Markup
Preço de Venda = 20,00 x 1,19
Preço de Venda = 23,80
Nesse caso, o ideal é comercializar cada unidade a R$ 23,80.
Entenda o seu produto e negócio
Essas são apenas algumas dicas para formação de preço de venda. É importante conhecer o seu negócio, mercado, clientela e todos os demais detalhes que ajudam a colocar o melhor preço para você e para quem adquire os seus alimentos.