Muitos empreendedores estão se perguntando: como vender mais em tempos de crise? Em especial com a pandemia de COVID-19, que obrigou inúmeros negócios a fecharem as portas. A resposta? É preciso se reinventar!
É fato dizer que os mais diferentes ramos foram afetados com a crise. Afinal, o perfil do consumidor também precisou se adaptar ao cenário: ele avalia e pondera muito mais antes de efetuar uma compra.
Portanto, separamos algumas dicas de como vender mais, mesmo nessa época e se reinventar com novas soluções.
Como vender mais e adaptar o meu negócio?
A internet provocou uma mudança significativa em toda a sociedade. Portanto, se você tem um empreendimento/ponto de venda e ainda não explorou o “ambiente online”, é importante começar a investir já!
1- Use as redes sociais a seu favor
Quando o assunto é como vender mais, as redes sociais são uma importante janela. O seu consumidor, que compra os produtos em sua loja física, provavelmente está nesse espaço virtual.
É importante estar presente no Facebook e Instagram para trabalhar o posicionamento da sua marca. Crie um perfil comercial/página e coloque fotos dos produtos, faça postagens criativas, use hashtags e compartilhe conteúdos relevantes, que vão chamar a atenção do público.
Trabalhe também a comunicação e o relacionamento com os clientes, essa é uma dica de ouro de como vender mais. Muitas pessoas estão trabalhando em regime home office, estudando online e vivendo em distanciamento social. Por isso, manter essa “conversa” próxima ajuda a trazer relevância para o seu negócio.
2- Abra a sua loja no Instagram/Facebook
Além de divulgar os produtos/serviços que você oferece, as redes sociais também são ótimos locais de venda de produtos.
Juntos, Instagram e Facebook permitem que você crie uma espécie de loja online, com o catálogo de seus produtos. Assim, sempre que fizer um post com eles, ao clicar na imagem o consumidor pode ser direcionado para uma página com os detalhes do item e valor.
Dessa forma, com poucos cliques é possível realizar uma compra, tudo sem sair de casa. Por isso, a importância de imagens atrativas, que façam jus ao seu produto – como uma vitrine online.
3- Já pensou em usar o WhatsApp?
O WhatsApp Comercial/Business pode ajudar e muito quando o assunto é como vender mais. Isso porque além de aproximar você dos seus clientes e ser um importante canal para se comunicar, essa ferramenta permite que você: crie uma lista de contatos para enviar novidades e promoções, segmente o público, atribua tags aos clientes, atenda a pedidos, disponibilize um catálogo, dentre outros.
Você pode criar um link com o seu número exclusivo e divulgá-lo nas redes sociais, por exemplo.
4- Aposte nos outros marketplaces
Há diversos modelos de marketplace, ou seja, uma plataforma que une o cliente que deseja um determinado produto e o empreendedor que deseja vendê-lo. O Mercado Livre, por exemplo, é uma boa sugestão para anunciar os seus produtos.
Vale seguir o passo a passo de cada plataforma e tirar fotos atrativas dos produtos, além de colocar todas as informações deles detalhadas.
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5- Abra o mercado pago para pagamentos
Facilitar a forma de pagamento online também faz a diferença na hora de concretizar uma venda quando o assunto é como vender mais.
Além de aceitar cartões de crédito, o Mercado Pago é um grande facilitador. Isso porque ele permite que você receba de forma online os pagamentos por onde achar melhor. Logo que o cliente realiza o pagamento, a empresa aprova o dinheiro para a sua conta.
Você pode conectá-lo ao seu negócio da maneira que preferir, além de receber informações em tempo real sobre cada venda feita.
6- Faça entregas
Outro ponto de como vender mais inclui a forma que você escolherá para garantir que o seu produto chegue ao seu cliente.
Além das opções de entrega com correios e transportadoras, ainda há as entregas alternativas. Se a entrega for em um endereço próximo, é possível contar com um motoboy ou até com o seu veículo próprio. Algumas plataformas, como a Loggi, Lalamove e Rappi, também já desenvolveram algumas soluções para ajudar com o delivery dos produtos.
Vale avaliar a taxa de entrega e o formato ideal para atender os clientes da melhor forma.
Se reinventando
Para muitos pequenos empreendedores, com pontos de vendas tradicionais, vender no ambiente digital não era um objetivo. Porém, com a necessidade de inovação, muitos têm dado o braço a torcer e estão aprendendo para continuar com os seus negócios funcionando.
Portanto, tire ideias do papel, use a criatividade e se reinvente para levar o seu produto ao seu cliente da melhor forma. Continue acompanhando o nosso blog com outras dicas sobre o assunto.