Reciclagem de plástico: como essa atitude pode ajudar a salvar o meio ambiente?

By 27 de dezembro de 2018Dicas

Há muitos anos a Terra sofre com o acúmulo de resíduos inorgânicos descartados incorretamente no meio ambiente, entre eles, o plástico. Esta atitude vem degradando florestas, prejudicando espécies de animais e provocando um efeito dominó que já acarreta até mesmo em desastres naturais, por isso é necessário a reciclagem de plástico.

Mas como o ser humano pode salvar o meio ambiente? A resposta para esta pergunta é simples: é preciso estimular a cultura sustentável. O caminho para pararmos os efeitos que o descarte incorreto pode causar, começa pelo consumo consciente e, ao contrário do que você pode estar imaginando, ele não termina, se renova a cada dia.

Aqui vão algumas dicas e curiosidades de reciclagem que vão lhe ajudar a refletir e a ajudar a salvar o meio ambiente:

A atitude começa no consumo

Você já parou para pensar em quantas vezes você, sem perceber, descartou embalagens plásticas de forma inadequada, sem pensar na quantidade de lixo que estava produzindo?

Qual foi o resultado da sua reflexão? Pois é! Você pode estar perdendo a oportunidade de contribuir com a preservação do meio ambiente com a reciclagem de plástico.

A dica para que o seu consumo passe a ser sustentável deste dia em diante, é que você dê o descarte correto às embalagens e tenha consciência da sua atuação no meio ambiente. Afinal, atitudes sustentáveis podem transformar o Mundo.

Separe, higienize e faça o descarte correto

Depois do consumo consciente, é hora de começar a agir na reciclagem de plástico, uma prática que também começa com você.

Adote o hábito diário de separar todas as embalagens dos produtos que consumir. Higienize-as, separe-as por tipo de material e reserve-as de forma fácil para serem posteriormente descartadas nos pontos de coleta localizados no seu bairro.

Na indústria do plástico, existem centrais de triagem, cooperativas e empresas que recebem estes materiais diariamente para realizarem todo o processo de reciclagem. É a partir dele que todo o material possível retorna para a cadeia produtiva do plástico e, quando não é possível, é transformado em matéria-prima novamente.

De acordo com a Associação Brasileira de Plástico (Abiplast), o objetivo destas empresas é aumentar o índice de reciclagem e reduzir as embalagens dispostas em aterros.

Mas infelizmente, ainda estamos longe do ideal quando o assunto é reciclagem. Boa parte do plástico consumido (91%) ainda é descartado no meio ambiente, um cenário que lutamos diariamente para mudar.

Reciclagem de plástico: uma atitude socioambiental

Mas como este plástico reciclado age no âmbito socioambiental? A Abiplast afirma que a cada 1 tonelada de material plástico consumido e reciclado, é possível reduzir a emissão de 1,53 toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera, diminuir 1,1 tonelada em média de resíduo plástico disposto em aterros, economizar em média 470 litros de água na produção e 75% de energia.

A reciclagem de plástico pode ser realizada de três maneiras:

  • Reciclagem mecânica: prática mais comum que transforma o material em pequenos grânulos e retorna-o para a produção de outros materiais plásticos, como peças automotivas, sacos de lixo, mangueiras, entre outros;
  • Reciclagem química: método que reprocessa o plástico para transformá-lo em substâncias petroquímicas que servem para produção de outros materiais na indústria;
  • Reciclagem energética: meio que transforma o plástico em energia elétrica ou térmica, por meio da incineração.

 

Use a criatividade e recicle você também!

Além de todo processo industrial que a reciclagem de plástico possui, você também pode ser um agente da sustentabilidade, por meio do artesanato. Neste caso, basta que você abuse da sua criatividade, pense em novas formas de utilizar o plástico que você e sua família consomem e aplique ideias inovadoras nas embalagens.

E não se esqueça de passar esta ideia à diante! A sua atitude contribui para uma cadeia muito maior que pode ajudar a salvar o meio ambiente.

 

Marketing

Author Marketing

More posts by Marketing