Para empreender vendendo bolo, doce, marmitas e outros tipos de alimentos não basta apenas dominar bem a receita, nem selecionar os melhores ingredientes: é preciso saber fazer a precificação dos produtos alimentícios da maneira correta. Por isso, no artigo de hoje, vamos ensinar um passo a passo para você não se perder na hora de fazer as suas contas e garantir um bom lucro no fim do mês.
No artigo vamos falar sobre:
- O que faz parte da precificação dos produtos alimentícios
- Quais elementos entram na conta da precificação de produtos alimentícios
- Como fazer a conta da precificação dos produtos alimentícios
- A escolha da embalagem e a precificação dos produtos alimentícios
O que faz parte da precificação dos produtos alimentícios
Antes de entrarmos nas instruções para fazer o melhor cálculo dos preços dos alimentos que você produz, é preciso entender o que precisa ser incluído nessa conta. A precificação dos produtos alimentícios não pode ser feita apenas com base nos custos de ingredientes e de mão de obra.
Antes de mais nada é preciso estabelecer qual a renda desejada com a venda dos produtos que você faz. Esse número é importante pois é a partir dele que vamos pensar quanto custa a sua mão de obra.
Além disso, também precisamos levar em consideração o tempo que cada receita demanda, pois isso também vai influenciar no preço final da mercadoria.
Quais elementos entram na conta da precificação de produtos alimentícios
Nesse tópico vamos desenvolver melhor quais os elementos que precisam entrar no cálculo da precificação de produtos alimentícios. É de extrema importância que você mantenha um controle sobre tudo o que comprar para fazer a receita do seu produto. Faça uma lista dos ingredientes necessários, compare preços e guarde as notas fiscais para manter os seus custos atualizados.
Além dos ingredientes, também é preciso considerar o rendimento da receita e, assim, quando for este o objetivo, separar o produto em porções padronizadas. Também é importante levar em conta a margem de lucro que se pretende ter com a venda da sua produção para ter o cálculo certo na hora de fazer a precificação de produtos alimentícios.
De maneira geral, o preço final do seu produto será calculado somando a margem de lucro desejada, com o custo total de produção e dividindo esse valor pela quantidade de porções que a receita rende (quando o objetivo for vender várias porções da mesma receita).
Como fazer a conta da precificação dos produtos alimentícios
Agora sim, vamos entender o passo a passo para calcular corretamente o preço da sua mercadoria. A Prafesta organizou uma planilha completa para você fazer a precificação dos produtos alimentícios, acesse o material e acompanhe as nossas instruções para preencher cada espaço da maneira adequada.
Como já explicamos anteriormente, é preciso, em primeiro lugar, estabelecer qual a sua renda pretendida. Depois, você irá preencher quantas horas trabalha no mês. A divisão desses dois valores resultará no custo da sua hora de trabalho.
O próximo passo é anotar quanto você gastou com cada ingrediente. Aqui é importante anotar quantas gramas cada matéria-prima tem e quantas foram efetivamente usadas para fazer a receita. Assim é possível encontrar o valor real daquele ingrediente no produto.
O passo três na precificação dos produtos alimentícios vai envolver os seguintes itens: é preciso anotar o custo total dos ingredientes, o tempo que a receita levou para ser executada, o custo da sua mão de obra e o custo das embalagens. O resultado desse cálculo é o custo total de produção.
Finalmente chegamos ao quarto passo para fazer a precificação dos produtos alimentícios. Nesse ponto, é preciso somar a margem de lucro desejada com o custo total de produção. Lembre-se que, se o seu produto é vendido em quantidades menores que a receita total, você precisa dividir o valor total do produto pelo número de porções que ele rende.
A escolha da embalagem e a precificação dos produtos alimentícios
Um dos pontos que você precisa considerar na precificação dos produtos alimentícios é o custo das embalagens. Vale lembrar que é preciso escolher o recipiente que valorize a sua receita, que seja prática para o transporte e manuseio e que tenha qualidade garantida.
Para acertar na escolha, invista em embalagens da Prafesta. Contamos com um amplo portfólio de potes que vão garantir ainda mais destaque para o seu produto. Temos qualidade, tradição e acreditamos na importância de inovar, por isso, estamos abertos às demandas dos nossos clientes. Acesse nosso site e conheça nosso catálogo de embalagens.