Hoje, daremos um destaque ainda mais especial para o plástico, mas como uma das principais e mais importantes formas de se expressar, instigar e conscientizar as pessoas, afinal, plástico também é arte!
A arte reciclada sempre existiu a partir das intervenções de artistas, porém apenas de uns tempos para cá que conquistou maior notoriedade, ganhando a denominação de “Upcycled Art”.
Se você ainda não ouviu falar de upcycled art, ele é um movimento artístico que surgiu através da supra reciclagem (quando os reciclados ganham um novo valor a partir do uso da criatividade).
É o tipo de arte que tem o objetivo de transformar os resíduos em obras de arte, indo além da reciclagem tradicional e transitando por questões econômicas, culturais e sociais podendo, assim, conscientizar em diversos aspectos.
Confira algumas das aplicações do plástico na elaboração das mais variadas artes.
Artes plásticas
A artista plástica japonesa Sayaka Ganz aproveita objetos e utensílios de plástico que não são mais utilizados e reciclados e os incorpora em suas obras:
Conheça mais do trabalho da artista aqui.
Michelle Stitzlein, artista plástica americana, também utiliza o plástico como composição para algumas de suas obras de arte. Neste caso, várias tampinhas de garrafa coloridas:
Veja mais do trabalho da americana Michelle Stitzlein aqui.
Jane Perkins, artista plástica britânica, além de reaproveitar objetos e utensílios de plástico, também utiliza botões para compor suas obras:
Confira mais trabalhos de Jane Perkins aqui.
Artesanato
Outra prática muito comum para a reciclagem do plástico, é o popular artesanato. Porta lápis, vasos, jardins verticais, entre outros, são práticas muito comuns para trazer novas funções ao resíduo.
A importância da reciclagem do plástico no mundo artístico e no dia a dia se faz cada vez mais presente, o que é fundamental para a conscientização de um novo pensamento ambiental e incentivo ao reaproveitamento em busca da preservação do meio ambiente e de um mundo melhor para nossas futuras gerações.