Como a escolha errada das embalagens plásticas pode impactar na minha produção?
O investimento em embalagens plásticas é fundamental para o bom desempenho da produção da sua empresa e para manter a qualidade dos alimentos.
Mas até que ponto a escolha errada das embalagens plásticas pode afetar a sua produção? Confira nosso artigo até o final para entender melhor o assunto.
Toda e qualquer embalagem de alimentos possui a função de protegê-los contra a ação dos agentes externos, a fim de garantir a segurança e a qualidade dos produtos. Quando armazenados da maneira incorreta, seja pela falta de cuidado ou pela escolha errada das embalagens plásticas, uma série de problemas que afetam diretamente a produção podem acontecer. Entre eles podemos citar:
Baixa resistência
Optar por embalagens plásticas erradas para armazenar os produtos pode afetar diretamente a sua resistência. Por exemplo: optar por embalagens que não sejam adequadas para congelamento e submetê-las a esse tipo de processo. Nesse caso, os recipientes podem quebrar e trazer inúmeros prejuízos para toda a cadeia produtiva.
Ao escolher a embalagem correta, é possível garantir que ela esteja cumprindo sua função perfeitamente. Além disso, optar pelo recipiente com as características necessárias para o armazenamento de determinado produto vai evitar que o produto em si fique exposto. Mas falaremos sobre esse aspecto no próximo tópico.
Vida útil dos alimentos
Armazenar os alimentos em embalagens plásticas, que não condizem com as especificações necessárias, pode influenciar na vida útil do produto e em sua qualidade.
Um bom exemplo que ilustra essa situação é quando utilizamos potes com lacre para acondicionar determinados tipos de alimentos. Para entregar esses itens para o seu consumidor final é importante escolher um recipiente que garanta que as características do seu produto fiquem preservadas.
Tamanho e funcionalidade da embalagem
É fundamental que a embalagem esteja de acordo com a quantidade e o tamanho certo para armazenar os alimentos. Utilizar um recipiente grande para pouco alimento, por exemplo, é sinônimo de desperdício de dinheiro para a empresa.
Outro fator fundamental a ser considerado é a funcionalidade da embalagem. Além de prestar atenção ao seu tamanho, conforme já falamos, é preciso escolher aquela que faz mais sentido para determinado tipo de produto.
Pois essa escolha vai afetar toda a linha de produção, desde a concepção do produto, até o seu armazenamento e transporte. É preciso considerar que embalagens inadequadas prejudicam a estocagem e a logística: por exemplo, recipientes grandes demais ocupam mais espaço que o necessário e podem não se encaixar nos caminhões da fábrica.
Não seguir padrões e leis
Toda fabricação de embalagens plásticas precisa seguir exigências de obrigatoriedades legais, não apenas no processo criativo, como também no armazenamento.
Tanto para a confecção das embalagens quanto para o acondicionamento de produtos, é preciso discriminar algumas informações indispensáveis em seus rótulos, como:
– O material do qual as embalagens são feitas;– A composição dos alimentos;
– Indicação de potenciais itens que causem alergias;
– Data de validade;
– Tabela nutricional;
– Identificação da empresa.
Nunca leve informações falsas aos clientes. O não cumprimento dos padrões e leis, pode acarretar em multas, além é claro, da perda de confiança e credibilidade na sua marca.
Não considerar o mercado
Toda embalagem deve ter a ver com o produto e a mensagem que a sua empresa pretende passar, além de ser pensada no mercado como um todo. Quando investimos em embalagens plásticas inovadoras e diferenciadas, as chances de atender às expectativas dos clientes são maiores.
Para garantir que a sua produção não será afetada, escolha a Prafesta, Somos a maior referência de fabricação das mais variadas embalagens plásticas do mercado, nossos produtos são sinônimo de qualidade, segurança e praticidade.
Solicite seu orçamento através do nosso site.