Dias Comemorativos do Ano: Como Lucrar Mais?

By 27 de setembro de 2019Dicas
dias comemorativos do ano

Se você ainda não está aproveitando os dias comemorativos do ano para lucrar, esse artigo é para você! Afinal, nossos clientes querem bons serviços, produtos e presentes para alegrar seus entes queridos. E essa é a nossa missão.

Você consegue imaginar a Páscoa sem ovos de chocolate? Dia das mães sem um almoço delicioso? Ou Dia dos namorados sem bombons? Exatamente! Aproveite os dias comemorativos do ano para gerar bons negócios.

E como não poderia ser diferente, gostaria de compartilhar algumas dicas para você que trabalha com confeitaria, refeições prontas, salgadinhos para festa, entre outros. Afinal são oportunidades que estão ali esperando a gente fazer o melhor uso delas.

Se você ainda não tem um calendário com os dias comemorativos do ano, essa é a primeira dica. Vá à internet e procure um calendário bem bacana. Sites de educação infantil, de publicidade ou o Calendarr costumam ser bem eficientes.

Prontos?

Papel e caneta na mão: Anote os dias comemorativos do ano que vai trabalhar

Não queira abraçar o mundo, com foco o risco é menor – dê prioridade às datas que geram mais lucro para o seu negócio em específico.

Os dias mais rentáveis normalmente são:

– Natal;

– Dia das mães;

– Dia das crianças;

– E dia dos namorados.

Outras datas são bem legais dependendo do seu nicho de negócio. Por exemplo:

– Confeitaria: Páscoa, férias e Dia dos professores;

– Salgadinhos: Festa Junina e Festas de final de ano (empresas);

– Refeições prontas: Dia das mães, Dia dos pais e Festas de final de ano.

Essas são apenas algumas sugestões e se você teve algumas ideias, já anote. As datas regionais também são de extrema importância e merecem ser consideradas. Vamos à próxima dica:

Dias comemorativos do ano: Comece a divulgar as novidades com antecedência

Aposto que você já começou a vislumbrar ótimas oportunidades, não foi? Anote tudo! Para colocar em prática e lucrar ainda mais com seu negócio logo que terminar de ler esse artigo. E depois conta pra gente se essas dicas foram úteis pra você.

Lá no começo eu disse que “com foco o risco é menor”. E é isso que eu queria abordar agora. Existem várias formas de aproveitar as oportunidades com os dias comemorativos do ano, mas quase todas pedem planejamento e investimentos prévios.

Então, antes de você fazer uma grande compra de insumos, invista na divulgação e observe os comentários dos seus clientes.

– Comece elaborando o que de diferente você pode oferecer para os dias comemorativos do ano;

– Depois, faça amostras reais, com as embalagens da Prafesta;

– Fotografe no melhor ambiente possível;

– Comece a divulgar pelo menos 2 meses antes da data;

– Divulgue nas redes sociais e nos seus contatos via Whatsapp pelo menos uma vez por semana próximo à data comemorativa em questão;

– Faça uma promoção para quem realizar as primeiras encomendas. A correria próximo a esses dias comemorativos é muito grande, por isso já libere o “agendamento” de encomendas com antecedência;

Ouça os seus clientes:

Essa sugestão de plano de ação vai ajudar você a medir junto aos seus clientes o que acharam da sua ideia. E isso é essencial para o sucesso dessa iniciativa!

Porque se os clientes não gostaram de algumas coisas, você pode usar esses primeiros investimentos em data comemorativa como um termômetro. Assim, poderá direcionar para outras ações mais lucrativas nas próximas. Normalmente os clientes, sem saber, já dão dicas do que vai vender melhor nos dias comemorativos do ano.

Confira com os clientes sugestões de itens para incrementar o cardápio ou de novos recheios. Ouça com atenção essas devolutivas e foque nas melhorias a serem implementadas para a próxima data comemorativa.

Leia também: Dicas de educação financeira para microempreendedor

Faça uma análise pessoal:

Agora, faça uma análise mais introspectiva. Se pergunte também sobre os tipos de recheio que possivelmente venderão mais. E os tipos de embalagem e tamanho das porções mais adequadas, assim como a apresentação ideal dos produtos.

Essas primeiras ações foram para você receber esses comentários e concretizar as primeiras encomendas/vendas com um maior planejamento, além de desenvolver uma visão analítica. Agora, você já sabe quais insumos vai efetivamente usar e suas quantidades nas próximas datas.

Continue a sua estratégia de divulgação do cardápio e embalagem diferenciada para os dias comemorativos do ano.  A ideia é que você aceite encomendas conforme a sua capacidade produtiva der conta. Tem gente que acha feio recusar pedido. Mas posso confessar uma coisa?

Feio mesmo é prometer atender uma demanda que faça você perder qualidade ao servir. Falar não também pode ser um bom negócio. Porque na oportunidade seguinte os clientes não vão deixar de comprar com você. Pelo contrário! Vão encomendar antes, principalmente com o desconto de primeiro lote para os dias comemorativos do ano. E bons negócios!

Esperamos que seu negócio prospere com nossas dicas. Não se esqueça de comentar com a gente os resultados, tá bom? É um prazer colaborar com seu sucesso.

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