Rastreamento de Pedidos

Croissant não é francês! Conheça a história e a origem da receita

30 jan 2024 | Categoria: | Autor: Prafesta

Com massa amanteigada crocante e recheios variados, o croissant caiu nas graças do brasileiro. O nome em francês significa “crescente” e faz referência ao formato tradicional de meia lua do pãozinho. Entretanto, ao contrário da crença popular, o croissant não foi criado na França.  

História do croissant 

Na verdade, a receita original data de 1638 e teria sido criada na capital austríaca Viena. Naquela época, o Império Otomano desejava expandir seu domínio para a Europa e encontrava grandes dificuldades para conquistar a cidade. Foi então que os invasores decidiram cavar túneis para chegar ao centro de Viena. 

Acordados durante a noite para preparar as fornadas do dia seguinte, alguns padeiros austríacos descobriram o plano dos turcos e decidiram soar os alarmes, impedindo sua concretização. Para comemorar a vitória, os padeiros criaram o tradicional pãozinho com massa folhada em forma de meia lua. E assim nascia o que eles chamaram de Kipfel ou Viennoiserie. 

O croissant só chegou na França no século seguinte, através da austríaca Maria Antonieta, que se casou com o Rei francês Louis XIV e levou consigo a receita tradicional para se lembrar de sua terra natal. Foi ela que criou o nome croissant. 

Mudanças na receita 

Marca registrada do croissant, a massa fofinha e amanteigada nem sempre foi assim. A receita original levava uma generosa quantidade de manteiga e se assemelhava mais a um pão comum e denso. Contudo, no período pós-guerra franco-prussiana, este ingrediente ficou mais caro e precisou ser reduzido. 

Recheios 

A versão tradicional do quitute não era recheada. Mas a criatividade brasileira não tem limites e o cardápio atual ficou tão extenso que o croissant ganhou até rede de fast food própria. Há versões salgadas, doces e até adaptações como sanduíches. 

Embalagem ideal 

As Lunch Box da Prafesta são ideais para vender seus itens de padaria, como os croissants. Disponível em quatro tamanhos e com fechamento com travas reforçadas, ela garante a segurança de bolos, doces, tortas e outros alimentos. 

 

Quer ver mais dicas como essa? Continue acompanhando a Prafesta. 

Agora que você já conhece a história do croissant, continue acompanhando o blog da Prafesta para descobrir mais curiosidades e dicas incríveis do universo. Nos siga também no Instagram para saber de todas as novidades em primeira mão.     

 

Share This