Construir uma presença digital marcante é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. É neste ambiente que ocorrem boa partes das vendas, bem como a construção da identidade da sua marca. O feed do Instagram, em especial, é uma ferramenta muito importante – principalmente se você não tiver um website ativo. Ele funciona como uma vitrine virtual e, na internet, o que vende o seu produto é a imagem. Conhecer alguns fundamentos básicos já pode melhorar (e muito) a qualidade do seu catálogo. Veja abaixo as dicas da Prafesta para tirar fotos melhores de produtos:
Cuidado com a produção dos alimentos
O principal ponto a se considerar ao fotografar comida é que você deve provocar desejo em seus clientes. Por isso, capriche na produção e vá além do básico. Use ingredientes frescos, invista na decoração e crie a melhor versão possível daquele prato. Observe esta foto da Prafesta, por exemplo. Imagine se o pudim mostrado na imagem estive com pedaços faltando, meio caído, com a calda escorrendo para fora da embalagem. A forma de pudim pareceria muito menos atrativa, né? A estética conta muito e ajuda a demonstrar, na prática, quais são os benefícios que o seu produto oferece.
Boa resolução
De nada adianta investir em uma megaprodução se, no final, não dá para enxergar o seu produto. A recomendação mínima para o feed do Instagram é 800×800 pixels e, para os stories, 1080×1936. Tome cuidado com fotos tremidas! Elas transmitem uma imagem pouco profissional. Considere investir em um tripé, existem modelos pensados especificamente para celulares.
Quanto mais fotos, melhor
Comprar pela internet provoca muita insegurança no cliente e é sua função auxiliá-lo nessa jornada. Responda todas as perguntas antes mesmo que ele as faça. Mostre todos os ângulos e detalhes do item fotografado. Há mais de um sabor disponível? Fotografe todos e invista em diferentes formatos de publicação, como um carrossel. Veja este exemplo da Prafesta em que mostramos diferentes aplicações do pote quadrado com tampa:
Cuidado com o cenário
Nada de deixar a louça suja aparecendo no fundo da foto, hein? O ambiente diz tanto sobre a sua marca quanto a aparência da comida — e ninguém quer comprar de uma loja que aparenta ser desorganizada. Use e abuse de elementos que façam sentido na composição, evidencie a sua identidade visual e paleta de cores, mas não deixe que a decoração roube a atenção do que realmente está sendo vendido.
Qual mensagem essa foto quer passar?
Redes sociais são baseadas em interação. Quanto mais você provocar o seu seguidor a participar da conversa, maior será o seu alcance. Construa uma estratégia que combine as fotos com legendas provocativas, que instiguem a sua audiência a dizer algo. Conte uma história, proponha uma brincadeira ou peça que as pessoas compartilhem suas próprias experiências.
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