O dia a dia na confeitaria pode ser bem corrido. Especialmente em épocas comemorativas, como o final de ano, quando a demanda cresce exponencialmente. Por isso, congelar parte da sua produção pode ser uma boa estratégia para se preparar com mais respiro e agilizar processos. Contudo, é necessário ter alguns cuidados para que as preparações não percam suas características originais, como cor, sabor, aroma e textura. Veja as dicas da Prafesta para congelar bolos e docinhos do jeito certo:
Deixe esfriar
Nada de congelar a sobremesa que acabou de sair do fogo! Espere a massa estar completamente fria para que ela congele uniformemente, caso contrário a umidade irá formar pequenas partículas de gelo dentro do doce que, ao descongelar, irão deixar tudo aguado.
Cada um no seu lugar
Sempre que possível, opte por congelar massas e recheios separadamente. Aplique as decorações e coberturas apenas após descongelar, já que elas podem mudar de textura e até derreter completamente. O fondant, em especial, pode rachar com a mudança no tamanho do bolo congelado.
Embalagem certa
É importante escolher uma embalagem plástica com excelente vedação. Ela irá funcionar como uma barreira para impedir a entrada da umidade, que pode arruinar a qualidade do seu bolo ou docinho. A linha com lacre da Prafesta é ideal para isso, graças ao seu fechamento reforçado!
O que não pode ser congelado?
Há muitos doces, recheios e coberturas que têm sua textura modificada com a baixa temperatura, o que prejudica o resultado final da sobremesa. Dessa forma, evite congelar:
- preparações com frutas frescas;
- iogurte;
- gelatina;
- chantilly;
- docinhos gourmet, feitos com creme de leite;
- molhos, coberturas e cremes com amido de milho;
- docinhos enrolados com açúcar ou açúcar cristal;
Deixe descongelar naturalmente
Aqui, a pressa é inimiga da perfeição. Deixe as sobremesas descongelando na geladeira por pelo menos 24 horas antes do seu evento ou entrega, para garantir um processo mais tranquilo e uma textura mais consistente. Uma vez descongeladas, elas não devem voltar ao freezer.
Docinhos
Prefira congelar brigadeiros, beijinhos e similares fora das forminhas de papel, que absorvem a umidade. Distribua-os dentro do pote em 2 a 3 camadas, intercaladas com papel alumínio, para que não grudem uns nos outros. Outra opção é levá-los ao freezer em um tabuleiro, separados por uma boa distância, e juntá-los no pote uma vez que já estejam congelados.
Quer ver mais dicas de confeitaria? Siga a Prafesta!
Agora que você já sabe como congelar bolos e docinhos, continue acompanhando o blog da Prafesta para mais dicas práticas de confeitaria. Nos siga também no Instagram para saber todas as novidades em primeira mão.