Você já imaginou como seria o seu dia a dia sem a presença do plástico? Esse material está muito presente no nosso cotidiano e colabora para a nossa vida ser mais prática e organizada: desde o brinquedo das crianças, passando pelos componentes do celular e do computador, até embalagens dos alimentos. Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre as suas aplicações e curiosidades e vai entender como é possível reciclar essa matéria prima para aproveitar todos os seus benefícios para a vida humana.
- Conheça os diferentes tipos de plástico
- Quais as vantagens e benefícios do uso do plástico?
- A importância da reciclagem do plástico
- Saiba mais sobre o plástico com a Prafesta
Conheça os diferentes tipos de plástico
O primeiro passo para compreendermos a importância do plástico é aprender mais sobre a sua composição. Você sabia que existem diferentes tipos deste material? Saber sobre essas diferenças é muito importante para fazer o descarte correto e determinar a melhor maneira de reciclar cada plástico.
Para isso, é preciso prestar atenção naquele triângulo formado por três setas que usualmente fica na parte de baixo das embalagens. Ele é um símbolo que indica o tipo de plástico daquele recipiente e, portanto, mostra como ele deve ser reciclado.
Eles são divididos em sete categorias:
1 – PET
2 – PEAD
3 – PVC
4 – PEBD
5 – PP
6 – PS
7 – OUTROS
Aqui na Prafesta, usamos três dessas matérias-primas na composição das nossas embalagens: PET, PS e PP. Vale lembrar que todos os tipos de plástico podem ser reciclados.
Quais as vantagens e benefícios do uso do plástico?
Por que usar plástico no dia a dia pode ser benéfico? Essa é uma pergunta muito importante e para respondê-la vamos falar sobre as algumas aplicações que essa matéria-prima tem.
Vamos começar pela medicina e pela indústria farmacêutica. Diversos itens usados tanto na fabricação de medicamentos, quanto na rotina de um médico e de um hospital são feitos com esse material. É graças ao plástico que a saúde teve tantos avanços, uma vez que o uso de descartáveis evita o risco de contaminações e outras complicações próprias do ambiente hospitalar.
Outra área na qual o uso do plástico é muito importante para a saúde humana é a alimentação. Contar com potes e recipientes preserva a integridade dos alimentos, evita a contaminação por agentes externos e garante o valor nutricional das refeições. Além disso, usar esse tipo de embalagem diminui o desperdício de alimentos e aumenta a higiene na cozinha.
O plástico também é muito vantajoso para economizar combustível. Se você acha que é uma boa ideia substituir embalagens plásticas por vidro ou metal, saiba que, para tanto, é preciso levar em consideração o fator peso e espaço. Isso porque, recipientes feitos com vidro ou metal ocupam mais espaço e são mais pesados que o plástico e, portanto, seu transporte usa mais combustível. Por isso, transportar embalagens plásticas acaba sendo mais econômico e menos poluente.
A importância da indústria do plástico também precisa ser levada em conta quando pensamos nas suas vantagens e benefícios. Como vimos no começo do artigo, nosso dia a dia é permeado por produtos que levam essa matéria-prima na sua composição. O que colabora para esse setor gerar emprego e renda, ajudando no crescimento econômico do país.
O que percebemos é que o plástico é uma matéria-prima importante para a saúde humana e para a economia. No próximo tópico vamos entender como a sua reutilização o torna ainda mais estratégico para o nosso dia a dia.
A importância da reciclagem do plástico
O problema principal causado pelo uso do plástico é seu descarte inadequado e o desperdício desse material. Portanto, a questão não está no uso de recipientes descartáveis, mas sim no fato deles serem descartados de maneira incorreta.
Uma vez que o plástico seja descartado corretamente, descobrimos um verdadeiro universo de possibilidades com sua reciclagem. É possível reciclar esse material e transformá-lo em novos recipientes, combustível, mobília e até matéria-prima para a construção civil.
Você também pode usar as embalagens plásticas para exercitar a criatividade e transformar potes em vasos de planta, porta canetas e até mesmo brinquedos.
A reciclagem do plástico é estratégica porque também representa uma enorme economia de energia e água. Dados da organização não-governamental WWF (World Wild Fund for Nature) indicam que reciclar uma 1 tonelada desse material evita a extração de 1 tonelada de petróleo e economiza cerca de 90% de energia.
Saiba mais sobre o plástico com a Prafesta
A Prafesta conta com diversas parcerias que mostram que o uso do plástico pode ser sustentável. Acreditamos na importância da reciclagem e no reaproveitamento dessa matéria-prima.
Trabalhamos junto com a Plastivida, organização que atua na divulgação de informações educacionais e científicas sobre o uso desse material.
Colaboramos com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que busca soluções para o descarte adequado dos resíduos sólidos. Também somos parceiros da iniciativa Copinho Legal, que fomenta a coleta, o descarte e a reciclagem adequada dos copos plásticos.
Para conhecer mais sobre o plástico e saber o que mais a Prafesta está fazendo para garantir um meio ambiente mais saudável, confira nosso blog!