Qual o impacto do uso do plástico na sociedade?

By 2 de setembro de 2020Dicas
uso do plástico

Você já parou para pensar em como o uso do plástico está presente em nossas vidas? Ele está nos pequenos e grandes detalhes: nos itens da sua casa, nas tubulações do esgoto e até mesmo nos hospitais!

E é importante entender o papel do plástico na sociedade para utilizá-lo de forma consciente, sem encará-lo como um vilão. Há uma infinidade de aplicações para esse material, que tem muito a contribuir.

Além de atuar como ferramenta importante no desenvolvimento sustentável, tem importantes funções, como a de proteger alimentos, contribuir para manter áreas hospitalares higienizadas e até a cuidar do meio ambiente, evitando contaminações no solo e canalizando esgotos.

Um bom exemplo é o uso do plástico na luta contra a COVID-19. Embalagens individuais e de uso único, além de talheres plásticos, evitam a proliferação de vírus e bactérias e diminuem o risco de contágio! Além disso, o material é parte integrante da economia e emprega pessoas em diferentes áreas.

 

Repensando a relação com o uso do plástico

Com a educação ambiental e a conscientização adequadas, como o trabalho desenvolvido por instituições como a Plastivida, parceira da Prafesta, é possível ter um novo olhar para o uso do plástico. Além disso, com os pilares de uso responsável e pós-consumo correto, podemos ver como o plástico atua nos mais diversos setores da sociedade.

Por exemplo: Pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana, nos EUA, descobriram que, ao aplicar uma determinada tecnologia, é possível converter 90% dos resíduos de polipropileno (um tipo de plástico) em gasolina ou diesel. O resultado é um combustível de alta qualidade feito de uma fonte reciclada!

É justamente por isso que a Prafesta acredita no poder da conscientização a respeito do plástico e sua relação com o meio e a sociedade. Porque entendemos que ele se tornou um componente essencial em diversos setores da economia.

E, por meio da educação sobre a forma correta de descarte, envolvendo reciclagem e cooperativas, é possível dar o destino adequado para o material, contribuindo com a preservação da natureza. Na economia circular, entendemos que cada um tem o seu papel, inclusive no uso do plástico.

Leia também: Você conhece os três pilares da sustentabilidade?

 

O que a lei diz sobre os resíduos?

Quando falamos em educação e conscientização sobre o destino do plástico, é importante saber o que a lei faz a respeito. A Política Nacional de Resíduos Sólidos é um ponto importante para ajudar no combate dos principais impactos ambientais. Em agosto de 2020 a lei completa 10 anos, mas ainda há muito que evoluir na área de reutilização de resíduos, principalmente com as cooperativas.

A PNRS foi criada com objetivo de apresentar soluções que impedissem o crescimento de problemas ambientais, sociais e até mesmo econômicos com relação a ações inadequadas de resíduos sólidos.

Um outro ponto destacado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos é a criação de metas para eliminar os lixões e instituir a responsabilidade compartilhada entre as empresas que geram os resíduos, os distribuidores, comerciantes e consumidores. Assim, seria criada a logística reversa de embalagens.

A Prafesta, assim como diversas indústrias do setor de embalagens, contribui regularmente com a PNRS.

Diversas metas ainda precisam de um plano de ação efetivo. O Relatório de Avaliação por Área de Gestão de Resíduos Sólidos, de 2017, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), mostrou que ainda não há a institucionalização do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, por exemplo.

 

O que podemos fazer hoje?

Podemos concluir que consumir de forma sustentável faz toda a diferença. Encarar os produtos como vilões não é a melhor solução, afinal eles são benéficos para várias áreas da nossa sociedade – o importante é se atentar ao ciclo deste item. E o que podemos fazer para minimizar os danos causados pelo seu descarte!

Para mais dicas como essas sobre o uso do plástico, continue acompanhando nosso blog!

Marketing

Author Marketing

More posts by Marketing