Rastreamento de Pedidos
Home > Meio ambiente e Sustentabilidade

Meio ambiente e Sustentabilidade

Como nós atuamos para viabilizar

práticas sustentáveis?

Qual é a nossa relação com os produtos que consumimos? Vivemos em um mundo em constante mudança, em especial com toda a tecnologia disponível. Mas nós, da Prafesta, sabemos o quanto é importante desenvolver práticas que prezem pelo meio ambiente e sustentabilidade.

Por isso, acreditamos no poder do consumo consciente, da educação e da economia circular como forma de preservar a natureza e garantir que cada etapa de uma matéria-prima na sociedade beneficie diversos grupos.

Como o plástico está presente
em nossas vidas?

É praticamente impossível pensar na nossa rotina sem o plástico: ele está presente nas peças de um carro, nos canos de esgotos, nos utensílios de cozinha, embalagens para alimentação e até nos setores industriais.

Com isso, esse importante material ajuda a levar mais segurança à saúde, evita o desperdício de alimentos e de água, assim como a proliferação de vírus e bactérias, reduz a emissão de CO2 na atmosfera, dentre diversos outros fatores que apoiam a melhora do meio ambiente e sustentabilidade.

Sua matéria-prima é durável (60% dos produtos fabricados com plástico duram de 5 a 50 anos), leve e reciclável. O plástico ainda é essencial para movimentar a economia: é fonte de emprego e renda – a reciclagem de plástico no nosso país gera cerca de 20 mil empregos diretos em 300 indústrias de reciclagem.

E essa é só a ponta de uma cadeia que envolve produtores, catadores, cooperativas e diversos outros componentes da sociedade.

Por que reciclar afeta o meio ambiente e sustentabilidade?

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana, mas somente 145.043 toneladas de lixo plástico são recicladas. A reciclagem permite transformar esse cenário.

Com a destinação correta (separar os lixos é fundamental), o uso consciente e a reciclagem desses produtos, eles recebem um novo destino e podem ser reinseridos na sociedade, ganhando uma nova função.

Para identificar alguns tipos de plástico e onde eles estão presentes, para atuar corretamente em práticas para o meio ambiente e sustentabilidade, separamos a seguir algumas informações:

A Prafesta trabalha com embalagens que podem ser recicladas e resultar em cadeiras, banco de ônibus, tubos e até revestimento de carpete.

Além disso, queremos mostrar outro ponto importante para você: eles podem ser transformados em peças automobilísticas, deixando assim os carros mais leves e consequentemente emitindo menos CO2 ou utilizados para produção agrícola, permitindo uma diminuição de mais de 90% dos pesticidas, entre outros benefícios.

Como nós atuamos?

A sustentabilidade inclui três pilares: social, econômico e ambiental. Com ações voltadas para essas áreas, em consonância, busca-se manter a integridade do planeta terra, da natureza e das pessoas, como um todo, em prol de preservar nossa fauna, flora e meio ambiente.

Cada parte desse ecossistema, formado pela sociedade, empresas etc. tem um papel importante para manter e desenvolver práticas genuinamente sustentáveis.

Nós, da Prafesta, contribuímos para a PNRS e somos parceiros da Plastivida, como forma de fomentar práticas em prol do meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, compramos energia de fontes incentivadas, consideradas energias limpas e renováveis, em geral eólica ou solar, abundantes no nosso país.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas ações?

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 387 kg de lixo por ano. De todo resíduo produzido, apenas 3% é reciclado, porém o potencial de reciclagem no país é de 30%.

Por isso, a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos é tão importante. Ela foi criada com objetivo de apresentar soluções que impedissem o crescimento de problemas ambientais, sociais e até mesmo econômicos com relação a ações inadequadas de resíduos sólidos.

Nós, da Prafesta, assim como outras empresas do setor de embalagens plásticas, contribuímos com a PNRS como forma de incentivar o desenvolvimento de políticas voltadas para o descarte consciente e reciclagem. E sabemos que ainda há muito a evoluir!

Nossa empresa é parceira da Plastivida, que atua fomentando ações com foco em educar sobre o consumo consciente e responsabilidade compartilhada para transformar a relação da sociedade com o plástico em prol do meio ambiente e sustentabilidade.

Por meio do relacionamento com diversos setores, a instituição contribui para o desenvolvimento social, econômico e ambiental (os três pilares da sustentabilidade) com palestras, exposições, eventos e diversos projetos com foco no consumo responsável.

Além disso, a Plastivida dissemina informações precisas e técnico-científicas sobre o plástico, para promover o conhecimento dessa matéria-prima, seus benefícios, propriedades e descarte adequado, com base na Economia Circular e nos pilares da sustentabilidade.

Com essa parceria, nós buscamos apoiar ações como essas e ajudar a fomentar o desenvolvimento de práticas que transformam!

Siga a Prafesta no Instagram

Share This