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4 dicas de formação de preço de venda de alimentos

10 nov 2020 | Categoria: | Autor: Prafesta

A formação de preço de venda de alimentos ou de qualquer outro produto é primordial para um negócio. Mas quem está começando pode encontrar dificuldades nessa etapa tão importante. Há também muitos empreendedores que estão no mercado há algum tempo, mas não conseguem fechar o caixa por dificuldades com a precificação.

Por isso, separamos 4 dicas que vão te ajudar a entender mais sobre o alimento e a forma correta de avaliar o seu preço.

1 – Leve em consideração diversos fatores

Antes de começar a formação de preço de venda, é importante conhecer o que você está vendendo e analisar diversos fatores. Se possível faça as seguintes perguntas, pensando em cada produto individualmente ou por porção.

  • Quantas são as horas trabalhadas e qual o custo por hora?
  • Qual a sua renda e margem de lucro desejadas?
  • Quanto cada ingrediente custa? Qual a quantidade unitária/em medidas necessárias?
  • Qual o custo da embalagem e de outros fatores, como eletricidade, gás e água?
  • Quantas porções a receita rende? Qual o valor total de gastos para que ela seja produzida?

Esses são apenas alguns pontos importantes para se atentar nesse momento. Tenha tudo esquematizado em uma planilha, como esta aqui.

2 – Faça revisões frequentes na formação de preço de venda

Não se esqueça de anotar se houver alguma mudança, como aumento do valor dos ingredientes. Dessa forma, é necessário repensar a formação de preço de venda para adequar os gastos ao lucro. Analise também a concorrência, os objetivos de lucro e a demanda do mercado. Assim é possível ter mais certeza sobre o valor cobrado aos clientes. Fique atento também a outras variáveis, como possíveis impostos e taxas em cada etapa da produção à venda.

3 – Planejamento é a alma do negócio

Essa dica não serve apenas para a formação de preço de venda, mas para tudo no mundo dos negócios. É importante planejar tudo com antecedência e ser transparente com os clientes.

Por exemplo, em um momento de inflação, é natural que os preços de diversos produtos subam. E segurar as pontas sem aumentar o seu valor pode ser difícil. Com um planejamento financeiro bem estruturado, é possível se adequar a situações como essa e inclusive alertar os clientes sobre o aumento temporário.

Leia também: Como vender mais e se reinventar durante a crise?

4 – Você sabe o que é markup?

Outra forma de formação de preço de venda é por meio do markup. Esse índice é como um preço fixo ou multiplicador, utilizado para aplicar sobre o preço de custo do produto. Assim, é possível obter o valor final do produto para ser comercializado.

Ele estabelece uma margem fixa que é acrescida ao preço unitário de cada produto e cobre custos extras. É necessário identificar o percentual de despesas variáveis e fixas atribuídas a cada unidade do produto, depois definir qual é o percentual de lucro desejado em cada unidade. Em seguida, soma-se esses valores e divide-se pelo preço unitário. 

Em um exemplo prático:

O valor unitário do seu produto custa R$20,00 para ser feito. Os percentuais de despesas variáveis e fixas são de 3% cada e o lucro desejado é de 10%. Para chegar à porcentagem das despesas você deve somá-las e dividir pelo total de vendas (pode ser do mês anterior) e multiplicar por 100, o resultado será a porcentagem.

D.V = 3%, D.F = 3%, L.D = 10%

É necessário, agora, seguir a fórmula abaixo:

Markup = 100/100-(DF+DV+ML)

Markup = 100/100-(16)

Markup = 100/84

Markup = 1,19

Agora, para descobrirmos o valor ideal para cobrar por unidade, faremos a seguinte conta:

Preço de Venda = CP x Markup

Preço de Venda = 20,00 x 1,19

Preço de Venda = 23,80

Nesse caso, o ideal é comercializar cada unidade a R$ 23,80.

Entenda o seu produto e negócio

Essas são apenas algumas dicas para formação de preço de venda. É importante conhecer o seu negócio, mercado, clientela e todos os demais detalhes que ajudam a colocar o melhor preço para você e para quem adquire os seus alimentos.

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